Quarta-feira, 18 de Junho de 2008
“Just Girls” actuam nas festas da Ribeira Grande

A banda nacional “Just Girls” é a cabeça de cartaz das festas do concelho da Ribeira Grande que arrancam já no próximo dia 26. A banda nascida da série “Morangos com Açúcar” actua no dia 4 de Julho, no Mercado Municipal, pelas 22h00.

O programa das festas do concelho foi esta manhã apresentado em conferência de Imprensa pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Para as festas municipais, a Câmara Municipal preparou um vasto programa social, cultural, recreativo e desportivo, que se inicia no próximo dia 26 de Junho e termina no dia 6 de Julho. São ao todo 11 dias de festa com várias actividades culturais, musicais e desportivas e que pela primeira vez, surgem inseridos num guia promocional de divulgação da história e das festividades das 14 freguesias nortenhas.

Este guia, cuja edição está em bilingue, vai ser distribuído por vários empreendimentos turísticos e pela casa de todos os munícipes que terão oportunidade de entrar num sorteio, no dia 6 de Julho. Todos os guias estão numerados e será sorteado um habitante do concelho da Ribeira Grande que receberá uma oferta da empresa “Stand Correia”.

Para além da cultura, a inauguração da obra feita faz parte do programa.

No próximo dia 21, são inauguradas as obras de requalificação da Praia de Santa Bárbara, que “há anos eram reclamadas e que este executivo camarário realizou”, frisou Ricardo Silva.

A obra de requalificação e segundo o autarca “respeitou o Plano de Praia do POOC permitindo que e pela primeira vez, a praia recebesse a bandeira azul”. As obras incidiram na criação de uma na zona do estacionamento para 100 lugares, a criação de edifícios de apoio à praia, snack-bar e de zonas pedonais.

No dia 28 de Junho é também inaugurado o Centro de Artes e Ofícios, em Rabo de Peixe. É a primeira obra a ser inaugurada inserida no “Projecto Velhos Guetos, Novas Centralidades” e cuja gestão do espaço estará a cargo da Câmara Municipal, através da Escola Profissional da Ribeira Grande.

No dia a seguir, 29 de Junho, será inaugurado, também em Rabo de Peixe, o Centro Comunitário e de Juventude, após obras de significativa adaptação e ampliação do antigo mercado agrícola. Uma obra que esteve a cargo da Câmara Municipal, comparticipada pelos fundos EFTA e que terá, nas palavras do autarca “grande impacto local na dinâmica juvenil, recreativa e cultural”.

É neste dia, data de publicação no Diário da República da elevação da Ribeira Grande a cidade e feriado Municipal, que se realizam as tradicionais Cavalhadas de São Pedro. Este ano, decorre em simultâneo uma exposição de fotografia retrospectiva sobre as Cavalhadas no jardim municipal. Assim, enquanto as pessoas esperam pela chegada dos cavaleiros junto ao largo do município, podem percorrer a história deste evento único nos Açores.

A seguir às Cavalhadas terá lugar a sessão solene comemorativa dos 27 anos de cidade, no Teatro Ribeiragrandense. Nesta sessão, que contará como oradora Graça Castanho, da Universidade dos Açores serão condecoradas várias individualidades e instituições do concelho com a distinção honorífica da Medalha Municipal de Mérito e que se distinguiram pelo contributo no campo cultural, social, económico e humanitário.

A nível de instituições, serão condecoradas a Sociedade Filarmónica “Progresso do Norte” e a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande. Como cidadãos será distinguido João Medeiros Serpa, da freguesia da Maia, pelo seu contributo para o desenvolvimento e consolidação da economia da zona nascente do concelho; Afonso Maria Tavares, emigrante no Canadá e natural da Vila de Rabo de Peixe e que ajudou dezenas e dezenas de emigrantes portugueses e João Correia Martins, também emigrante no Canadá e natural da freguesia de São Brás e que foi membro activo da comunidade portuguesa, quer nas associações de promoção da língua e cultura portuguesa, quer na ajuda aos emigrantes portugueses.

Do programa das festas, destaca-se ainda o lançamento no dia 1 de Julho, do Livro de Actas do Congresso dos 500 anos do concelho que teve lugar em Outubro passado, sob o tema “Poder Local, Cidadania e Globalização”.

Outro dos pontos altos das festas é o leilão de pinturas a 30 de Junho, oferecidas à Câmara Municipal, aquando da realização da iniciativa “Arte por Solidariedade”, inserida na Primarte. Cinco pinturas de Emanuel Carreiro, Gilberto Bernardo, João Dias, Sãozinha Baptista e Alexandrina Moreira vão ser leiloadas e cujo valor vai reverter a favor do Centro Social e Paroquial da Maia, no âmbito do seu projecto “Remar”.

O programa abrange ainda seis exposições de fotografia, pintura, artesanato, artefactos e domínio documental sobre a emigração e que estarão patentes no Museu Municipal, Teatro Ribeiragrandense e Museu da Emigração

Este ano, a autarquia vai homenagear os 55 anos de emigração para o Canadá, com uma peça de teatro, intitulada “Lágrimas e Sonhos de Abalar”, a ter lugar no dia 4 de Julho, no Teatro Ribeiragrandense. Será também realizada uma mesa redonda sobre o futuro das comunidades açorianas. Estão, ainda, a ser convidadas várias individualidades ligadas a esta temática.

Em termos de espectáculos musicais e para além da actuação da banda nacional “Just Girls” tem lugar o II Concurso Novos Talentos Ala Bote”, a 2 de Julho e o II Concurso de Música Moderna 2008, a 5 de Julho. Para além destes espectáculos haverá outros, com a banda “Connections”, a Orquestra Ligeira da Ribeira Grande e o “Mother Foca”.

No Desporto, as actividades programadas abrangem várias modalidades, como o futebol de veteranos, badminton, natação e volei de praia. Este ano e, pela primeira vez, decorre o Primeiro Campeonato de Operadores de Retroescavadoras, no Mercado Municipal. Um evento organizado pela Barloworld STET, representante da Caterpiller em Portugal e aberto a todos os operadores de retroescavadoras.

As festas encerram a 6 de Julho, um dia dedicado ao comércio, onde vai haver animação de rua. Neste dia, decorre o Cortejo Processional de Coroas e Bandeiras do Espírito Santo, antecedido da distribuição de sopas no Jardim Municipal. Mas antes, terá lugar a Marcha da Cidade da Ribeira Grande “Na luta contra as dependências”. As festas encerram com o X Festival de Folclore, no Jardim Municipal.



publicado por Admin às 00:47
link do post | Comenta | Adiciona aos favoritos
|

GIF ladygaga 300x250
Novidades

Just Girls e Mickael Carr...

Just Girls ao vivo Lisboa...

MSN gratis no telemovel

Bê de Bijuteria

Modern Talk

Blog dos Morangos com Açú...

Just Girls hoje na Ribeir...

Passatempo do forum dos m...

I say no to Traditional s...

“Just Girls” actuam nas f...

Lighting

Just Girls em Santiago do...

Just Girls em Samora adia...

Concerto das Just Girls v...

Spock a great new people ...

Dia da Mãe

Just Girls na Expocosméti...

Just Girls no Rock in Rio...

Descobre as diferenças...

Concertos das Just Girls

Kizomba Brasil no topo Ju...

Mega passatempo ArrábidaS...

300 x 250
Parceiros a visitar:
Tags

just girls

letras das músicas das just girls

morangos com açúcar

cd das just girls

concertos das just girls

girls band

ana maria velez

fórum das just girls

diana monteiro

girls band dos morangos

helga posser

kiara timas

letra das músicas das just girls

o jogo já começou (sorte ou azar)

passatempo

video das just girls

a vida te espera

actuação nos morangos

alice machado

amarguinhas

anabela alves

aviso legal

barclaycard

bijuteria

blog dos morangos com açúcar

bye bye (vou-me divertir)

camisola amarela

capa do cd

capa do cd das just girls

carolina matos

cd das just girls grátis

cd das just girls platina

dia dos namorados

download das músicas das just girls

enquanto o amor quiser

forum das just girls

forum dos morangos

fórum dos morangos

ganha cds das just girls

ganhar um iphone

geracao morangos

hi5 das just girls

just girls feat. gutto - o jogo começou

just girls lideram o top de vendas

just girls no loft

just girls no rock in rio lisboa

karma comes around to you

letra da musica just girls

letras das musicas das just girls

msn gratis no telemovel

não te deixes vencer

nova actuação

nova banda dos morangos

o tempo joga contra mim

ouvir as músicas das just girls

para o bem de nós dois

passa o vento

primeira actuação

promo das just girls

quero-te sempre aqui

santiago do cacém

sei que tudo vai mudar

spice girls

tanto faz

top nacional de vendas

video just girls

xana vicente

todas as tags

Arquivo
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Subscreve